Eleições 2014

Essas eleições de 2014 não foram ruins apenas porque ambos os lados pintaram o adversário como a porta do inferno. Foi a terceira eleição seguida em que o PT se reelegeu com um discurso de Davi contra Golias.

Sim, existe o maniqueísmo bem contra o mal, mas a temática não para aí. É o pano de fundo secular que constrói uma narrativa revolucionária para a esquerda que, ao contrário, abraçou o autoritarismo e o capitalismo de estado, maquiando suas concessões contraditórias e suas ligações corrompidas com os setores mais imorais da sociedade.

É sempre a mesma narrativa que se apoia em uma visão de mundo primitivista, uma gestalt tribal: quem usa um recurso está privando todos os outros dele, soma zero, valor do trabalho. O comércio é inerentemente opressor, precisa ser controlado continuamente. O comércio gera desigualdade, classes, daí a luta entre elas.

“A política é o único meio de trazer de volta o poder aos oprimidos pela desigualdade gerada pelo comércio”

“Comércio gera poder que precisa ser balanceado pela política”

Por isso as minorias são um ponto chave da ideologia: são exemplos claros da opressão, fica fácil agregar a narrativa a grupos que não se organizam e são facilmente convencidos a adotar o discurso que a culpa é do comércio.

Enquanto o discurso atacar o comércio como fonte das desigualdades, nenhuma contradição consegue perfurar a casca da tal gestalt. O Guevara assassinou camponeses a sangue frio? Traidores contra a revolução merecem morrer ou era uma situação extrema. O Fidel veste farda, perseguiu gays, a imprensa, artistas? Ele está lutando contra o comércio internacional facista. O PT faz tudo que condenava antes? O que importa é que o PSDB iria dar um golpe militar e avançar com as conquistas políticas de esquerda do PT. A Veja já denunciou outros políticos antes? Não pode denunciar nossos candidatos especialmente logo antes das eleições.

Etc, etc, etc.

A esquerda sempre vai ser o grupo dos paladinos sociais, o grupo perseguido pelo fantoche do capital financeiro internacional neoliberal. Não importa se esse mesmo capital estiver financiando a campanha do PT, dando até mais dinheiro ao PT que ao PSDB da “extrema direita raivosa”. Nesse caso a esquerda está domando a fera, mas sempre à beira de um colapso, “precisamos de mais poder, leis e armas para garantir o progresso das conquistas políticas de esquerda”. O partido na presidência há 12 anos continua sendo um grupo pequeno de abnegados tecnocratas idealistas, os únicos capazes de domar a fera do estado, de controlar o autoritarismo e a tirania do leviatã em prol dos oprimidos. Os 200 mil favelados expulsos pela Copa precisam compreender que o sacrifício deles não foi em vão. O PSDB teria expulsado 2 milhões, matado seus cachorrinhos e xingado de nordestino!!!

É triste mas é também muito humano, antigo e uma barreira à liberdade que está embutida hardwired no nosso ser, no nosso molde psicossocial.

Eleições 2014

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s