BITCOIN: sistema monetário virtual não inflacionário e anônimo

BITCOIN

http://www.bitcoin.org/

Os princípios econômicos desse sistema estão de acordo com a teoria econômica liberal clássica austríaca, em que o aumento da quantidade total de moeda tende a zero.

A escola austríaca, capitalista, explica como o poder dos governos (que con…trola à força seus cidadãos) de aumentar a quantidade de moeda (gerando inflação), a garantia dos governos dadas aos bancos (criando um cartel que ganha com a inflação) e a proibição de uso de outras moedas (como o ouro e moedas estrangeiras) são os responsáveis por todas as crises econômicas mundiais (excluindo eventuais crises causadas por desastres naturais).

Moeda é qualquer coisa que circule e que as pessoas confiem que seja liquidável, trocável facilmente por outros bens. Essa bitcoin se encaixa perfeitamente no conceito. Ainda mais por ser um sistema descentralizado, anônimo, é totalmente compatível com o anarcocapitalismo, a anarquia com propriedade privada.

Como expliquei acima, o problema não são os bancos em si. O problema é o monopólio da moeda pelo governo, que proíbe as pessoas de escolhjerem moedas que não sejam manipuladas pelo governo e pelos bancos. Por isso bancos usando bitcoins não é um conceito imoral nem absurdo. Claro está que não servirão como lugar para depositar bitcoins, mas para emprestar e fazer investimentos.

Digamos que eu tenha uma quantidade razoável de bitcoins, e alguém precisa de dinheiro emprestado para criar uma empresa. Posso muito bem emprestar e cobrar juros, pois dinheiro utilizável HOJE vale mais que dinheiro utilizável AMANHÃ. O juro é a diferença entre esses valores, e sem ele todos gastam o dinheiro HOJE e não sobra para AMANHÃ.

Mas certamente esse possível sistema bancário bitcoin seria muito menor e menos lucrativo que o sistema atual, pois os bancos não poderiam criar dinheiro através do sistema de reserva fracionária (o governo diz que somente podemos usar o Real, e permite, somente aos bancos, emprestarem mais dinheiro que tem de verdade, com o governo imprimindo a diferença, causando inflação e lucros enormes ao governo e aos bancos).

Na própria FAQ do bitcoin pode-se ler com todas as letras: é uma maneira de se evitar o sitema de reserva fracionária. Um tipo de ouro virtual.

BITCOIN: sistema monetário virtual não inflacionário e anônimo

Um comentário sobre “BITCOIN: sistema monetário virtual não inflacionário e anônimo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s