O mito dos países nórdicos

Pra começar os países nórdicos estão muito mais bem posicionados no índice de liberdade econômica que o Brasil. Veja em http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dndice_de_Liberdade_Econ%C3%B4mica. Todos esse países estão entre os 20 primeiros, 30 no caso da Noruega. O Brasil gasta tanto quanto eles em porcentagem do PIB, mas a qualidade de vida é muito pior. Que tal fazer como eles e melhorar a confiança na propriedade privada, nos investimentos, diminuir as regulações, proteções e subsídios comerciais?

Mesmo mantendo as bolsas qualquer coisa é possível diminuir muito o tamanho do estado. mesmo mantendo os gastos com educação e saúde básicas universais, e investimento em infraestrutura. O governo brasileiro é um cabide de empregos que não gera retorno pro capital investido em impostos. E cresce cada vez mais, com o apoio da população que crê que somente através do governo os problemas vão se resolver. É o caso do subsídio cultural, o que soluciona o problema do cinema nacional é cinema melhor, mais comercial, mais bem pensado e produzido, feito pra massa ir comprar com seu dinheiro que sobrou porque a inflação acabou e o valor da moeda aumentou.

Fora que os países nórdicos têm uma economia muito mais antiga, mais sólida, com experiência, laços comerciais, acúmulo de capital, tecnologia e cultura. Foram escravistas, bárbaros, selvagens, mas se apegar ao passado mercantilista para exigir deveres econômicos é entrar num assunto irresolvível.

Segue um  link para um paper demonstrando de forma simples e rápida a relação direta entre gastos públicos e diminuição do crescimento econômico de países de primeiro mundo exatamente como Dinamarca, Suécia, etc.: http://www.freetheworld.com/papers/Gwartney_Holcombe_Lawson.pdf

O mito dos países nórdicos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s