Protecionismo

Essa noção de que protecionismo traz riqueza é um erro. Protecionismo é uma forma dos governos cederem a grupos de pressão, aos amigos do rei.

Imagine uma proteção para um fazendeiro francês, que vende trigo mais caro que um marroquino. O fazendeiro francês é membro de um sindicato forte, baseado naquela “luta de classe” marxista, e o sindicato faz greve, bota trator em Paris, o governo cede e impede a importação de trigo marroquino. Consequência? O pão do francês poderia ser mais barato. O governo interfere na economia porque o fazendeiro francês não quer: 1) mudar de cultura, sei lá, produzir alfafa 2) mudar de métodos produtivos, sei lá, usar fertilizante, usar semente de trigo marroquino 3) ou mudar de modelo de negócio, sei lá, virar criador de frango.

Ele também não pode pagar menos para seus empregados e baratear a produção pois o governo também instituiu um salário mínimo, férias remuneradas obrigatórias, carga semanal de 35 horas. Não é à toa que a farinha marroquina é mais barata, e o governo quer preservar esse museu produtivo vivo.

O capitalismo é uma forma de auto organização da produção, se o preço está caro, os consumidores procuram outro vendedor/produtor, não querem saber dos problemas do fazendeiro. Ou vem outro produtor concorrer ou o produtor tenta baratear sua produção. Isso num mercado livre. Num monopólio, o fazendeiro francês está garantido, e pode cobrar quanto quiser.

Mas aí o parisiense reclama do pão, poxa, respeito os fazendeiros, mas eu tenho que comprar o pão barato. Aí o governo fixa um teto do preço do trigo francês. Aí vai ficar uma guerra eterna, o fazendeiro pedindo pro governo aumentar, o parisiense pedindo pro governo abaixar. A intervenção do governo na economia CRIA a luta entre classes.

Capitalismo é colocar os meios de produção para baratear a produção. Se o governo impede isso através de todas essas regulações, os preços não serão os mais baratos, cria-se desequilíbrios e tenta-se resolver tudo através de mais regulações.

Protecionismo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s