Toda essa liberdade de imprensa tem um porquê

Por mim, quanto mais claro o veiculo se colocar pra qual lado apoia, melhor. Pra mim, mentira em jornal tem que ser denunciada, apurada e punida. Fora isso é o limite humano e vago da interpretação, da omissão, do enaltecimento. Todos os repórteres fazem isso, todos os jornais fazem isso, com maior ou menos grau. Você diz que todos os grandes canais da mídia são do mesmo lado, qual lado? Um tempo atrás a Globo só enaltecia o Lula. Agora que só cai em cima, o PT e a esquerda em geral reclamam que “liberdade de imprensa não justifica manipulação”.

Na França a maioria dos jornais, tanto quanto em entendo, são de esquerda. Falar aqui de justiça social, proteção do salário mínimo, dos direitos do trabalhador, do subsídio agrícola para os produtos franceses, menos impostos para tal ou tal setor empresarial, bolsas mil, direito de greve, não tocar na idade de aposentadoria, isso tudo é tratado como normal. Eu discordo de tudo isso, para mim isso é matar a economia e ferrar justamente os mais pobres.

Mas ok, a liberdade de imprensa está aí pra isso mesmo, eu leio e faço a triagem.

Um outro argumento é de que o povo não tem discernimento, então compra o Globo e acredita na mentira. Isso é tirar o direito do povo de escolher o que quer ler. É justificar discursos que apontam “liberdade demais”, alguém tem que cuidar do povo, tadinho, ele não sabe o que faz. Chega um político e diz “vamos meu povo, não caiam nas mentiras da imprensa, eu sei o que é melhor pra vocês, e o melhor é mais intervenção na economia”, ou no caso da direita “o melhor é austeridade, menos sexo e mais religião”.

Chamam a imprensa de o terceiro poder (além do governo e forças armadas). Pode até ser. Se for assim então mais um motivo pra deixá-lo livre das garras do governo e do exército. “Mas ninguém cerceia a imprensa no Brasil!”. Pode ser verdade hoje, mas olha a Venezuela do nosso lado, governo parceiro do PT na bolivarianização da América do Sul. Nada surge de um dia para o outro, hoje reclamam de muita liberdade, amanhã estão fechando jornais.

Além disso tudo, o mercado está aí pra quem quiser abrir um jornal, uma teve, um blog. Existem a Carta Capital, a Caros Amigos, a Piauí, e outros veículos como os blogues do Nassif, do Azenha e desse Altamiro, que exercem sua liberdade falando bem da esquerda e do socialismo em geral. Se não é maioria, toda essa gritaria contra “toda essa liberdade” é por querer a hegemonia. Essa hegemonia desejada seria mais justa que a existente? Seria justificável usar o governo para pender essa balança? Esse governo que deve representar a todos, mesmo os que não concordam com a esquerda, com o PT, com qualquer tipo de controle de imprensa?

Toda essa liberdade de imprensa tem um porquê

Um comentário sobre “Toda essa liberdade de imprensa tem um porquê

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s